| Publicado em: 05/12/2017

Convenção Coletiva renovada para Estamparia, Sindal e Sindratar

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo conseguiu renovar a Convenção Coletiva e garantir o reajuste salarial para trabalhadores de mais três setores: Estamparia e Manutenção, Projetos de Cozinhas Industriais, e Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar representados pelos sindicatos patronais Siniem, Sindal e Sindratar, respectivamente.

Os acordos seguem os mesmos moldes aprovados pela assembleia da categoria realizada em 11 de novembro, incluindo reposição da inflação no período da nossa data-base, que ficou em 1,83%, abono de 15% e cláusulas de salvaguarda para proteger a categoria em relação à aplicação da reforma trabalhista. Entre essas cláusulas, está a proibição das terceirizações nas atividades fins e a manutenção das homologações no Sindicato.

O acordo também inclui a contribuição de 1% do valor do salário (limitado ao teto) a ser paga pelos trabalhadores para a manutenção da luta do Sindicato, nos meses em que receberem as parcelas do abono.

A Federação segue na batalha para fechar acordo com os demais grupos, incluindo o 2 (máquinas e equipamentos) e o 10 (funilaria e tratamento de superfícies). Porém, eles ainda não concordaram em garantir a proteção aos trabalhadores em relação à reforma trabalhista.