| Publicado em: 06/09/2017

Sindicato é eleito como representante dos trabalhadores

A sociedade civil elegeu em 26 de agosto, em Osasco, seus representantes para a elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo). Para o segmento dos trabalhadores, a assembleia escolheu o Sindicato como titular e suplente, postos que serão ocupados pelo nosso presidente Jorge Nazareno e pelo diretor Alex da Força, respectivamente.

O objetivo do PDUI é traçar as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano e regional. São pautas das reuniões questões como: emprego, urbanização, habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, proteção dos recursos hídricos, preservação do meio ambiente, entre outros.

Para os dirigentes sindicais, a participação do Sindicato é fundamental para colocar na mesa os interesses dos trabalhadores, como emprego, educação, saúde, acessibilidade, igualdade social. “Queremos construir um plano em função de um novo processo de desenvolvimento estratégico para a nossa região, o qual visa principalmente o crescimento econômico e de empregos ”, explica o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Apesar de terem representantes, a população pode e deve participar das discussões. “Os trabalhadores devem participar do processo de construção do Plano e, depois, como fiscalizador para que ele saia do papel”, avalia Alex da Força, que enfatiza: “Este plano só vai ter a cara e a alma da sociedade, se ela fazer valer o seu direito de participação e controle social”.

E Alex tem razão. Você daria o direito a outra pessoa de escolher seu carro ou sua casa, sem sua participação? Com certeza não, porque só você conhece as suas necessidades e preferencias, e isso não pode ser diferente em relação a cidade que trabalha e mora, por isso faça valer o seu direito de cidadão: participe das discussões por uma região melhor.