A luta faz a lei

Os trabalhadores da indústria firmaram na sexta-feira, 29, um pacto de solidariedade que fortalece as campanhas salariais deste segundo semestre e, sobretudo, a resistência para que a reforma trabalhista não destrua as convenções coletivas.

E a fome patronal de destruição de direitos é grande. Entregamos a pauta aos grupos patronais na última semana e já temos casos, como o do setor de autopeças (grupo 3), que apresentou uma contra pauta totalmente prejudicial aos trabalhadores. Os patrões querem acabar com cláusula, dificultar e precarizar o acesso a uma série de direitos hoje previstos na Convenção Coletiva, entre outras afrontas. Não vamos permitir.

Por isso, o nosso Sindicato – assim como o conjunto das categorias presentes na plenária de sexta-feira, 29 – intensificam as assembleias para ampliar o esclarecimento da categoria e aumentar o engajamento na luta. Essa batalha somente será vencida com muita pressão e compromisso de cada um dos trabalhadores, que precisam fazer da revolta com tantos prejuízos um combustível para impulsionar a resistência. Não vamos permitir que se faça acordos individuais para burlar a convenção coletiva, não vamos permitir as terceirizações. Também não vamos permitir a destruição dos sindicatos, enquanto instrumento legítimo e indispensável de defesa dos interesses dos trabalhadores. Convocamos todos os companheiros e companheiras à luta porque só a luta é que vai fazer a lei. Fique sócio do Sindicato, fortaleça os debates e os conjuntos das ações da Campanha Salarial e o Dia Nacional de Lutas, em 10 de novembro.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos