| Publicado em: 08/08/2017

STF deve julgar uso de amianto nesta quinta-feira

A proibição de produtos que contêm amianto, fibra cancerígena, será julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 10 de agosto, em Brasília. Nosso Sindicato estará presente para pressionar o órgão a não voltar a liberar a substância nos locais onde leis estaduais e municipais a baniram.

Usada em diversos materiais, amianto ameaça a saúde

Ao todo, o STF vai apreciar cinco ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) sobre banimento do amianto nos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que questiona a lei do município de São Paulo, que proibiu a utilização do amianto como matéria prima para a construção civil.

Se as ADIs forem acolhidas pela Corte, poderão ignorar mais de 30 anos de trabalho em defesa da saúde do trabalhador brasileiro. O mesmo julgamento foi suspenso no STF em 23 de novembro do ano passado, em função do pedido de vistas do ministro Dias Toffoli.

O amianto já foi banido de mais de 70 países por ser uma ameaça à vida. É proibido na União Europeia desde 2005.

© 2015 · Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Todos direitos reservados.

Rua Erasmo Braga, 307 - CEP 06213-008 - Presidente Altino, Osasco - SP - Brasil - Fone (11) 3651-7200 / Whatsapp (11) 96078-0209

Warning: include_once(analyticstracking2.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/wp-content/themes/profitmag/footer.php on line 107 Warning: include_once(): Failed opening 'analyticstracking2.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /var/www/html/wp-content/themes/profitmag/footer.php on line 107