O horror e a luta para combater a violência contra mulher

Os dois ataques praticados por Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, na última semana, que ejaculou e esfregou seu órgão sexual em passageiras de transporte coletivo em São Paulo, e a postura da Justiça diante do caso, trouxe para a mídia e para todos nós o horror da violência contra mulher. Diego já havia cometido o mesmo crime outras 17 vezes e, na semana passada, foi liberado por uma interpretação de que o caso não era de estupro, mas de importunação ofensiva ao pudor. Ganhou a liberdade e voltou a praticar o ato no sábado, 2. O caso expôs também o quanto as leis e os homens que encarregados de faze-las valer precisam evoluir e se adequar para coibir o massacre cotidiano da dignidade praticado contra nós, mulheres.

Os ataques acontecem nos diferentes espaços: dentro de casa, no transporte público, no trabalho. Qual é a mulher que não tem medo de ser estuprada ao descer do ônibus, tarde da noite, no caminho de casa? Apesar de termos leis como a Maria da Penha, a cultura da impunidade está relacionada também com o desconhecimento que atinge as próprias autoridades.

Em tempos de tantos retrocessos, é necessário que façamos um movimento para impedir o avanço da violência contra as mulheres. Lembrando que a discriminação e a opressão só tendem a aumentar com reformas como a trabalhista, cujas consequências da precarização terão peso extra sobre as mulheres.

A mudança cultural de que precisamos depende da ação mais efetiva das autoridades e ao mesmo tempo de uma aliança entre homens e mulheres para provocar as devidas autoridades a agir, inclusive mudando leis. Os homens precisam apoiar, ter atitudes que evitem banalizar as situações, precisam estar atentos e ser nossos parceiros no enfrentamento, até mesmo porque esposas, mães e filhas podem ser as próximas vítimas.

Claudia Reguelin, Creusa de Oliveira,
Etelvina Guimarães, Gleides Sodré e Mônica Veloso
Diretoras
Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região

© 2015 · Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Todos direitos reservados.

Rua Erasmo Braga, 307 - CEP 06213-008 - Presidente Altino, Osasco - SP - Brasil - Fone (11) 3651-7200 / Whatsapp (11) 96078-0209

Warning: include_once(analyticstracking2.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/wp-content/themes/profitmag/footer.php on line 107 Warning: include_once(): Failed opening 'analyticstracking2.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /var/www/html/wp-content/themes/profitmag/footer.php on line 107