| Publicado em: 13/12/2016

Veja o tamanho do prejuízo sobre sua aposentadoria com a reforma de Temer

A proposta de reforma da Previdência do governo Temer traz duas grandes mudanças para as aposentadorias: a criação da idade mínima e o aumento do tempo de contribuição. O trabalhador terá de contribuir por no mínimo 25 anos e ter 65 anos para se aposentar. Ainda assim, ele receberá 76% do valor de sua contribuição. Para chegar nos 100%, ele terá de contribuir por 49 anos.

A mudança se aplicaria para mulheres com idade menor ou igual a 45 anos e homens com idade inferior ou igual a 50 anos. Fizemos um simulado do que isso vai representar na prática:

tabela-aposentadoria-1

Se na data de aprovação e divulgação da reforma, o trabalhador tiver mais de 45 anos (no caso das mulheres) ou dos 50 anos (no caso dos homens), ele terá de cumprir um pedágio, ou seja, se falta 1 ano para se aposentar, terá de contribuir por mais seis meses. Veja a tabela:

tabela-aposentadoria-2

Tudo isso deixa claro o tamanho da agressão aos direitos dos trabalhadores e a necessidade de lutarmos para que essa proposta não passe no Congresso. Participe das mobilizações.

© 2015 · Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Todos direitos reservados.

Rua Erasmo Braga, 307 - CEP 06213-008 - Presidente Altino, Osasco - SP - Brasil - Fone (11) 3651-7200 / Whatsapp (11) 96078-0209