| Publicado em: 22/11/2017

Encontro em Taboão da Serra celebra dez anos do Coletivo Mulheres Sindmetal

A Sexta-feira, 17, foi dia de resgatar conquistas e superação do Coletivo Mulheres Sindmetal. Isto porque companheiras que fizeram e fazem história na luta pelos direitos da categoria e da classe trabalhadora se encontram na subsede de Taboão para celebrar os 10 anos do Coletivo.

O encontro deixou claro que o Coletivo é dessas iniciativas que surgem da força de vontade das mulheres, que se uniram para buscar mais, para fortalecer a luta por igualdade de oportunidades. “São mulheres que se juntaram para ajudar umas às outras, motivando-se a lutar e a enfrentar barreiras colocadas dentro e fora das fábricas”, avaliou a diretora Etelvina Guimaraes, que fortaleceu a sua presença no movimento sindical quando começou a participar do Coletivo.

Vice-presidente, Mônica Veloso, analisa a conjuntura e desafios para as mulheres

O Mulheres Sindmetal foi criado durante a Campanha Salarial de 2007 (com slogan Tô de Olho), quando um número expressivo de metalúrgicas participaram dos seminários e se mobilizaram para que novos direitos fossem incorporados à Convenção Coletiva da Categoria. Dez anos depois, a vice-presidente do Sindicato, Monica Veloso, encoraja mais uma vez as trabalhadoras a defender seus direitos e o Sindicato. “Temos que fortalecer o Coletivo, fortalecer o Sindicato, enquanto instrumento de luta contra qualquer retirada de direitos, contra as reformas de Temer. Reformas que vão penalizar especialmente nós, mulheres”, reforçou Monica.

Crescimento – Além de debaterem a importância do Coletiva, a conjuntura econômica no país e os desafios dos trabalhadores, as companheiras destacaram os principais frutos que colheram nestes últimos dez anos, graça ao Mulheres Sindmetal: conhecimento, solidariedade, fortalecimento, visão de que se pode ir além.

E elas foram mesmo. Colaboraram para a inclusão de diversas cláusulas na Convenção Coletiva que favorecem as trabalhadoras, também foram fundamentais para a organização das metalúrgicas, visível com a crescente participação feminina na diretoria, na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), na organização no local de trabalho, como delegadas sindicais, como membros nas comissões de fábricas e PLR.

Participe – Companheiras, venham fortalecer a luta das mulheres metalúrgicas por melhores cargos, melhores salários, por uma vida profissional e pessoal mais justa e igualitária. Para isso, entre em contato pelo (11) 3651-7200 – Ramal 7223 e faça parte do Coletivo Mulheres Sindmetal.