| Publicado em: 31/10/2017

Aumenta número de trabalhadores sem carteira e autônomo

A quantidade de trabalhadores autônomos e sem carteira assinada no setor privado subiu em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada nesta terça-feira, 31, pelo IBGE. Em um ano, os trabalhadores sem carteira foram de 11% para 12% e os autônomos, de 24% para 25%.

Já o emprego com carteira teve queda. Um ano atrás, os trabalhadores com carteira representavam 38% dos ocupados no Brasil. Agora, são 36%.

Esta é uma realidade que pode ser cada vez mais presente com a vigência da reforma trabalhista, a partir de 11 de novembro. Por isso que os companheiros devem se manter mobilizados para evitar que retrocessos como estes façam parte da nossa categoria. O momento é de resistência e de fortalecermos a nossa Convenção Coletiva contra nenhum direito a menos.

Desemprego – A taxa de desemprego no país foi a 12,4% no trimestre encerrado em setembro (13% em junho e 11,8% há um ano), com uma estimativa de 12,961 milhões de desempregados.

De junho para setembro, 536 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho (104,258 milhões), enquanto 1,061 milhão de vagas foram abertas, fazendo o número de desempregados cair em 524 mil. Na comparação com 2016, a mão de obra cresceu em 2,401 milhões, enquanto foram abertos 1,462 milhão de postos de trabalho, fazendo o total de desempregados aumentar em 939 mil. Mais uma vez, o crescimento se dá pelo trabalho por conta própria (1,056 milhão) e pelo emprego sem carteira (641 mil).

© 2015 · Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Todos direitos reservados.

Rua Erasmo Braga, 307 - CEP 06213-008 - Presidente Altino, Osasco - SP - Brasil - Fone (11) 3651-7200 / Whatsapp (11) 96078-0209

Warning: include_once(analyticstracking2.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/wp-content/themes/profitmag/footer.php on line 107 Warning: include_once(): Failed opening 'analyticstracking2.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /var/www/html/wp-content/themes/profitmag/footer.php on line 107