FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

81% dos casos de violência contra da mulher são praticados por companheiro

Por Cristiane Alves | 25 abr 2014

Na esmagadora maioria das vezes, as mulheres são agredidas por pessoas de quem esperavam receber somente afeto. É o que mostra o balanço divulgado no último dia 24 pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) com base nas estatísticas do Ligue 180. Dos casos relatados, 81% são praticados por que têm ou tiveram vínculo afetivo com as vítimas.

Em 62% dos casos que chegaram ao Ligue 180, a violência é cometida por companheiros, cônjuges, namorados ou amantes das vítimas. Os relatos de 19% apontaram como autores das agressões os ex-companheiros, ex-maridos e ex-namorados. Apenas 6% da violência têm como autores pessoas externas às relações afetivas.

Disque-denúncia – Para aperfeiçoar o atendimento à mulher, o Ligue 180 agora é um disque-denúncia. Com o novo formato, as denúncias recebidas serão encaminhadas aos sistemas de Segurança Pública e Justiça de cada um dos estados e Distrito Federal. Essa mudança, de acordo com a SPM, visa dar maior agilidade e resolutividade. Relatórios dos atendimentos serão encaminhados aos ministérios públicos estaduais.

Dessa forma, a central dá início à apuração das denúncias e mantém a função de prestar informação à pessoa que liga para o 180 sobre seus direitos, Lei Maria da Penha, como proceder e a quem procurar em cada caso. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07