Amanhã tem mutirão contra a reforma da Previdência em Jandira

Por Auris Sousa | 07 fev 2017

Nesta quarta-feira, 8, a mutirão de assembleias contra a reforma da Previdência chega às fábricas de Jandira, Itapevi e Carapicuíba. O Sindicato convoca todos os companheiros e companheiras para a luta por uma Previdência Pública para todos.

A proposta do governo Temer fixa idade mínima de 65 para requerer aposentadoria e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos. A regra vai valer para homens e mulheres. Tem mais: com o intuito de fazer o trabalhador contribuir por mais tempo para melhorar o valor do benefício, o governo também pretende mexer no cálculo. O benefício será calculado com base em 51% de 80% das melhores contribuições mais um ponto percentual a cada ano pago. Para se aposentar com 100% do benefício, será preciso contribuir 49 anos.

A reforma também mexe na pensão por morte. Hoje ela é integral, mas deverá ser reduzida para 50%, mais 10% por dependente, para todos os segurados (INSS e serviço público). A pensão deverá ser desvinculada do reajuste do salário mínimo, que permite ganhos reais. Além disso, não poderão mais ser acumuladas com outras pensões e/ou aposentadoria.

Para todas estas e outras mudanças entrarem em vigor, vai depender da aprovação da reforma no Congresso. Por isso que a importância da participação de todos no mutirão, que na quinta-feira, 9, vai acontecer na região de Barueri e Alphaville.

Saiba mais:

Mutirão de assembleias em Cotia contra a reforma

Assista aqui ao Visão Trabalhista Entrevista sobre a reforma