Aposentados da Força lutam pelo fim do fator e recuperação do poder de compra

Por Auris Sousa | 13 ago 2013

Os aposentados da Força Sindical de todo o País realizaram nesta terça-feira, 13, diversas manifestações em frente às sedes do INSS nos Estados, cobrando o fim do fator previdenciário. Em São Paulo, a concentração aconteceu em frente ao Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical). De lá, os manifestantes seguiram em passeata até a sede do INSS, no Viaduto Santa Efigênia, 266, no Centro.

O objetivo dos protestos é sensibilizar o governo para que a pauta dos aposentados – que contem itens como o fim do fator e a recuperação do poder de compra – seja atendida. “Queremos respeito e dignidade para homens e mulheres que durante anos contribuíram para o crescimento do nosso país”, afirma Hélio Herrera, o Peninha, presidente do Sindnapi SP.

Diversas categorias aderiram ao protesto na capital paulista, entre as quais, metalúrgicos, gráficos, telefônicos, brinquedos, vestuários, saúde, eletricitários e rurais. “Esta é uma luta de todas as categorias e a unidade na luta só fortalece o movimento”, afirma o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Eduardo Torres.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, disse que os aposentados devem manter a luta por condições dignas. “Os aposentados trabalharam durante anos para ajudar o país a crescer e agora merecem um atendimento especial”.

O fim do fator é uma bandeira do movimento sindical desde 1999, quando a medida foi criada pelo governo, lembrou Peninha. “Queremos que o governo acabe com este mecanismo perverso que diminui em até 40% o valor das aposentadorias do trabalhador, de acordo com a idade com que ele se aposenta”, finaliza.

O sindicalista lembra que um documento contendo as reivindicações dos aposentados foi entregue a superintendente do INSS na capital, Dulcina Golgato. Vale lembrar que os atos aconteceram em várias cidades de São Paulo e capitais do País. “Fomos às ruas para mostrar a nossa indignação e pressionar para que o governo atenda as nossas reivindicações”. [Foto: Jaélcio Santana]

Trabalhadores e aposentados de diversas categorias participaram do ato pelo fim do fator previdenciário