Press Releases

Associação Eremim vence etapa regional do Prêmio Itaú-Unicef

Por Auris Sousa | 09 out 2013

A Associação Eremim, de Osasco, é a vencedora da etapa regional de São Paulo da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que contempla iniciativas de projetos sociais na área de educação integral. A cerimônia de premiação aconteceu no Itaú Cultural na segunda-feira, 7.

A organização, que é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, foi vencedora na classe médio porte, com o projeto “Comunidade do Ere – Fazendo Arte com Criatividade”. Nesta etapa, outras três ONGs (organizações não governamentais) foram eleitas nas categorias grande, pequeno e micro porte.

Cada uma das quatro vencedoras receberá um prêmio de R$ 25 mil para investir em seus projetos. Além disso, participarão da etapa nacional da premiação e, se forem selecionadas, poderão ganhar mais R$ 100 mil. Ao todo, 32 organizações estão nesta fase, que também, selecionará uma grande ganhadora, que receberá mais R$ 225 mil. A premiação nacional acontecerá em novembro.

Para a Coordenadora do Eremim, Valclécia Trindade, a premiação é o reconhecimento do trabalho da Associação. “É a certeza de dever cumprido e que estamos no caminho certo para transformar a vida das crianças, adolescentes e suas famílias”, avalia.

Além disso, Valclécia enfatiza que o prêmio também colabora para dar mais visibilidade e transparência no trabalho do Eremim.

Trajetória

Criado em 1999, o Eremim é fruto do compromisso político e social do Sindicato. Ao longo desses anos, centenas de famílias foram alcançadas e o trabalho foi ganhando força. De modo geral, as atividades que crianças e adolescentes participam no Eremim envolvem arte, cultura, recreação e lazer. Para os jovens, ainda tem uma formação para o trabalho.

Atuação que cada vez mais é reconhecida. Isto porque no último ano, o Eremim recebeu o apoio do Criança Esperança. Em 2011, na 9ª edição do prêmio Itaú-Unicef, a Associação foi certificada como semifinalista regional, com o projeto “Comunidade do Ere Crescendo e Educando”. Em 2005, na 6ª edição, conquistou o terceiro lugar nacional, com o projeto “Eremim, tecendo novos caminhos” e, em 2003, na 5ª Edição recebeu uma Menção honrosa pelo projeto “Muitos lugares para aprender”.