Ato reúne 3 mil trabalhadores em Osasco

Por Cristiane Alves | 11 jul 2013

Os trabalhadores da região de Osasco deram mais uma demonstração de organização, unidade e força com o ato que reuniu cerca de 3 mil pessoas na manhã desta quinta-feira, 11, Dia Nacional de Lutas em Defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores.

Com suas bandeiras e palavras de ordem, os metalúrgicos foram presença expressiva no movimento, somando-se aos companheiros comerciários, químicos, frentistas, trabalhadores da saúde, do transporte de cargas, estudantes, foram algumas das categorias que marcaram presença na luta.

O ato começou bem cedo, todos os companheiros se encontraram na Meritor, marco histórico das lutas operárias na cidade. “O trabalhador brasileiro sempre esteve acordado, sempre lutou por Educação, Saúde Pública, contra corrupção, por salários. Esse local é um marco dessa luta”, lembrou Monica Veloso, secretária-geral licenciada do Sindicato e secretaria do Trabalho de Osasco.

Organizados pelos seus sindicatos e centrais sindicais, os trabalhadores fizeram passeata pela Av. João Batista, Av. Marechal Rondon, Av. dos Autonomistas, rua Dona Primitiva Vianco e Largo de Osasco. Das janelas dos prédios e dos comércios, muitos outros trabalhadores também acenavam e apoiavam a manifestação.

Tudo isso para deixar claro o descontentamento com o fato de que há três anos a Pauta Trabalhista estar parada no Congresso Nacional e também no Executivo. “Toda manifestação é importante por nossos direitos. Tem de fazer mais e em mais lugares para causar mais impacto”, disse um metalúrgico participante da passeata.

Pauta – As reivindicações incluem: 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, reajuste para aposentados, fim das terceirizações, transporte público de qualidade, saúde e educação, entre outros pontos.

Pauta que se relaciona com as razões que levaram milhões de brasileiros às ruas nas últimas semanas e que são compartilhadas pelos trabalhadores.

[wppa type=”slide” album=”86″][/wppa]