Bancos passam a cobrar taxa por disponibilização do cheque especial

Por Cristiane Alves | 24 jan 2020

Fique atento: os bancos já estão liberados para cobrar taxa pela disponibilidade do limite do cheque especial, mesmo que você não use o valor. Somente estarão isentos quem tiver limite de até R$ 500, a partir deste valor, serão cobrados 0,25% do cliente. A mudança entrou em vigor em 6 de janeiro.

Autorizada pelo Banco Central do governo Bolsonaro, a justificativa é que agora foi limitado a 8% a taxa que os bancos poderão cobrar pela utilização do limite, o que equivale a 151,8% ao ano, o que ainda é muito caro e deixa claro que é preciso evitar ao máximo pagar mais essa conta. “Mesmo com a redução, o uso do cheque especial não é aconselhável, pois continua sendo a segunda taxa de juros mais alta do mercado, perdendo apenas para as taxas cobradas no cartão de crédito”, orienta a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Até o ano passado os juros eram livres e encerraram novembro, em média, em 12,4% ao mês, o que equivale a 306,6% ao ano.