Câmara vota nesta quarta-feira denúncia contra Temer

Por Auris Sousa | 01 ago 2017

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta-feira, 2, se autoriza o prosseguimento da denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra Michel Temer por corrupção passiva. A conclusão da votação depende da presença dos deputados no plenário, pelo menos 342 dos 513 deputados precisam estar presentes.

Temer foi acusado pelo crime de corrupção passiva nas investigações da JBS

Para que a denúncia seja autorizada, 342 deputados terão que votar contra o parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) contra a denúncia de Temer, lido nesta terça-feira, 1º.  Essa era a última etapa regimental para viabilizar a votação da denúncia pelo plenário da Câmara.

De acordo com pesquisa do Ibope, 81% dos entrevistados aprovam a abertura do processo para investigar Michel Temer por corrupção. Um grupo de artistas também estão de olho na votação no plenário, e criaram o movimento 342 Agora, para pressionar os deputados a votar contra Temer.

Michel Temer foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva nas investigações decorrentes da delação de Joesley Batista, do grupo J&F.

Temer foi acusado de ser beneficiário dos recursos entregues pela empresa ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, que havia sido assessor especial da Presidência da República.

Passo a Passo da Sessão: Na quarta, antes da votação, a defesa de Temer terá 25 minutos para se manifestar sobre a denúncia. O mesmo tempo será concedido ao relator do parecer vencedor na CCJ, Paulo Abi-Ackel.

Em seguida, haverá discussão entre os deputados inscritos. Um requerimento para encerrar a fase de debates poderá ser votado após dois parlamentares terem falado contra a denúncia e dois a favor.

A votação terá início depois que for atingido o quórum. Se o número não for alcançado, a sessão será encerrada e remarcada.