Centrais sindicais fazem ato contra juros altos

Por Auris Sousa | 26 nov 2013

A terça-feira, 26, foi de luta em frente ao Banco Central em Brasília. Isto porque as centrais sindicais se uniram em ato contra o aumento da taxa de juros. Nesta terça, o Copom (Comitê de Política Monetária) inicia reunião em que definirá a taxa básica de juros, a Selic. A taxa será anunciada quarta-feira, 27.

Com a desculpa de conter a inflação, neste ano, a taxa de juros já foi elevada cinco vezes pelo Copom. A expectativa de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC é que haverá nova alta da Selic de 0,5 ponto percentual, para 10% ao ano. Aumento que preocupa o movimento sindical, que entende que a elevação prejudica a produção e a geração de empregos.

“Já há algum tempo o Copom vem promovendo um aumento da taxa. A Força Sindical, junto com as demais centrais, vem há anos demonstrando que inflação se combate com medidas relacionadas ao aumento da produção e à valorização dos salários, e não com o aumento dos juros”, explicou em nota o presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Sindicato no ato – O diretor do nosso Sindicato Milton Cavalo também participou da manifestação. Para ele, a manifestação colabora para sensibilizar o governo para a importância da redução da taxa. “Com a redução temos mais investimentos, consequentemente, mais desenvolvimento para o nosso país”, avaliou. [Foto: Felix Pereira]