Sindicato na Imprensa

Com 16 fiscais Superintendência do Trabalho está sucateada

Por Diario Regiao | 20 mar 2014

Número de fiscais é pequeno para cobrir uma região com 15 municípios e 86 mil empresas

Sindicalistas da região de Osasco estão fazendo uma série de denúncias sobre a precarização dos serviços da Gerência Regional do Trabalho de Osasco e Região, além de pedir maior rigor na fiscalização de acidentes. Elas foram apresentadas, na última terça-feira, na sede do Sindicato dos Comerciários, ao Superintendente Regional do Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros.

Durante o encontro, sindicalistas correspondentes a várias categorias mostraram que nos últimos cinco anos a Previdência Social registou 55.748 acidentes de trabalho na região, 1.857 doenças de trabalho e 182 morte. Além disso, denunciaram a falta de fiscalização. “Em média, a fiscalização chega depois de três meses do acidente, quando chega”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região Carlos Aparício Clemente.

Na fila da fiscalização está o acidente do auxiliar de produção Ricardo Cesar Coura, metalúrgico da Huffix, em Santana de Parnaíba. Há 78 dias ele foi vítima de um acidente de trabalho, quando operava uma dobradeira e teve suas mãos amputadas. Na reunião, o próprio superintendente reconheceu o problema. Ele visitou o local, acompanhado dos sindicalistas, e encontrou as portas fechadas ao atendimento. Já no interior, constatou falta de funcionários e até mobiliário. Segundo Medeiros, a Gerência de Osasco está sucateada, porque não tem dinheiro e quadro de fiscais para atender a demanda. “A Gerência de Osasco está sem chefe de fiscalização e ninguém quer ocupar o cargo. Os funcionários ganham muito mal, o chefe de fiscalização, por exemplo, recebe apenas R$ 200 a mais que um fiscal. No entanto, tem mais responsabilidades”, reforçou.

Além disso, a unidade possui 16 fiscais do trabalho para cobrir uma região com 15 municípios, 86.400 empresas e 1,2 milhões de pessoas ocupadas, quando o ideal, segundo os sindicatos, seria um auditor para cada 20 mil pessoas. Medeiros pediu colaboração dos sindicatos para cobrar providências do Estado sobre o caso. [Fonte: Diário da Região / Link: http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=83452&search=]

Versão Impressa: