Contra terceirização, metalúrgicos da região de Osasco enviam nota ao Congresso

Por admin | 17 abr 2015

TAGS

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região encaminhou nesta sexta-feira, 17, uma nota a todos os deputados e senadores informando sua posição contrária a terceirização das atividades fins, através do PL 4330/2004, que pretende regulamentar a terceirização. O Sindicato também solicita os parlamentares que votem contra a retirada de direitos.

O documento busca chamar atenção dos deputados e senadores aos prejuízos provocados pela aprovação do projeto.

A nota enfatiza que o projeto precariza as relações de trabalho, por exemplo, a prevenção de acidentes de trabalho. “A redução do número de contratações diretas irá mudar a base de cálculo das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho), causando a fragmentação ou a extinção delas”, exemplifica.

Esses prejuízos ficam confirmados pelo estudo elaborado pelo Sindicato que identificou que dos metalúrgicos terceirizados que sofreram acidentes graves ou fatais 1/3 morreram, no período de março de 2010 a junho de 2014.

Também estão ameaçados os acordos coletivos, que garantem conquistas como a redução da jornada de trabalho em muitas empresas, entre outros benefícios.