Copom eleva taxa Selic para 7,50% ao ano

Por Auris Sousa | 18 abr 2013

Por 6 votos a 2, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou na quarta-feira, 17, a taxa da Selic para 7,50% ao ano. É a primeira vez, em dois anos, que o Banco reajustou a taxa.

O último reajuste da taxa Selic ocorreu em julho de 2011, quando o Copom elevou os juros básicos de 12,25% para 12,5% ao ano. No mês seguinte, ela começou a ser reduzida, sucessivamente até atingir 7,25% em outubro de 2012, o menor nível da história.

Em nota o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, enfatizou que os trabalhadores são contra o aumento dos juros e que o aumento da taxa. Isto porque ela pode prejudicar os empregos. “Lutamos para que o Banco Central, na definição da política de juros, estabeleça metas de crescimento econômico e de emprego, indicadores que serão seriamente afetados caso prevaleça a concepção dos rentistas e do sistema financeiro no atual debate sobre os limites da inflação”, enfatizou.

Ato – Na manhã da quarta, Sindicalistas da Força Sindical, CUT, UGT, CTB e NCST realizaram um protesto em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista, para pressionar o Banco a não elevar a Selic.

“Nós temos a experiência de que taxa de juros muito alta gera desemprego e recessão econômica. Neste momento, querer aumentá-la significa recessão, diminuição de salários e desemprego no nosso país”, disse João Carlos Gonçalves Juruma, secretário-geral da Força Sindical. [Com informações da Agência Brasil]