Decisão judicial mantém fechadas agências do INSS em São Paulo

Por Auris Sousa | 16 set 2020

A reabertura das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São Paulo foi adiada por tempo indeterminado, após decisão judicial. Com a determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, os usuários do serviço deverão reagendar atendimento.

A remarcação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, que pode ser acessado no site. Outra opção é pelo o telefone 135.

Reabertura das agências em São Paulo foi suspensa por falta de EPI

Na decisão, que atende a ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social, o desembargador Gilberto Rodrigues Jordan destaca que ainda há problemas em diversas agências, como insuficiência ou falta de equipamentos de proteção individual.

Em nota, o INSS disse que vai recorrer da decisão judicial, acionando a Procuradoria Federal Especializada.

Nos outros estados, o atendimento presencial foi retomado na segunda-feira, 14, em mais de 600 agências em todo o país. Nesta primeira fase da retomada gradual, terão prioridade a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Os médicos peritos decidiram não retomar as atividades por falta de segurança e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas. De acordo o INSS, novas inspeções estão sendo feitas para viabilizar o rápido retorno dos peritos. [Fonte: Agência Brasil]