FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Diretora é eleita delegada para Conferência Estadual de Saúde

Por Auris Sousa | 24 fev 2017

A diretora do Sindicato Gleides Sodré foi eleita nesta quinta-feira, 23, delegada para 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres. A dirigente se destacou com a maioria dos votos pelo segmento entidade sindical durante a Conferência Municipal que aconteceu em Osasco, nesta quinta-feira, 23, e representará as mulheres trabalhadoras da região de Osasco.

Gleides coordenou grupo de trabalho que tratou sobre o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres

“As conferências municipais, estaduais e a nacional recuperam um processo de mobilização social com destaque para a implementação da política nacional de atenção integral à saúde das mulheres. Por isso é um grande privilegio e responsabilidade representar as mulheres da região num espaço de diálogo como estes, principalmente neste momento em que recebemos ataques aos nossos direitos dia após dia”, destacou a diretora Gleides Sodre.

Início dos Debates – Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, o início dos debates aconteceu no Fórum Social, em Osasco. A Conferência contou com quatro eixos. A diretora Gleides foi facilitadora do eixo “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”. Ela explicou que as mulheres trabalhadoras precisam ser atendidas no município com algumas políticas públicas diferenciadas, como horário de atendimento à saúde, por exemplo.

“A gente precisa se atentar a estas oportunidades, como esta Conferência, sobre políticas públicas e saber cobrar. Não é marcar para a gente fazer exame às 2 horas da manhã, como por exemplo, São Paulo está fazendo. Neste horário, quem aqui saí da periferia e encontra transporte?”, provocou Gleides.  

Importância – O questionamento da diretora Gleides colaborou para mostrar aos participantes a sua importância na Conferência. Isto porque a conferência vai propor diretrizes que serão oferecidas para o Ministério da Saúde. Sendo assim esta oportunidade tem que ser ainda mais aproveitada, principalmente em decorrência do momento que estamos vivendo de retrocesso em muitas áreas, os quais prejudicam principalmente as mulheres. Foi por isso que o eixo coordenado pela diretora Gleides Sodré apresentou, além de propostas, uma moção contra a reforma da Previdência, que foi aprovada e aplaudida por todos.  

“ O objetivo é que nasça daqui várias propostas para a saúde da mulher, que contribuam para melhoria na qualidade de vida das mulheres”, avaliou o presidente do Conselho de Saúde de Osasco, Benedito André Costa, que também é organizador da Conferência em Osasco. 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07