Encontro no Dieese lembra os 35 anos da Semsat

Por Auris Sousa | 13 maio 2014

Os 35 anos da primeira Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador) serão lembrados no próximo dia 21, a partir das 9h, com palestras e debates sobre a saúde e segurança do trabalhador no auditório do Dieese, em São Paulo. O Sindicato convida toda categoria para participar do evento, que é organizado pelo Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde).

Informação não vai faltar. Ao longo do encontro, será feito um resgate sobre a saúde do trabalhador entre 1979 e 2014. Além disso, também entrarão em pauta as velhas questões sobre o tema e os novos desafios.

O debate vai contar com a presença de militantes da luta, como o vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, o médico Herval Pina Ribeiro, e o advogado Antonio Rebouças.

Inscrições – Para participar, os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira, 19, pelo telefone (11) 3399-5973 ou [email protected].

Saiba mais sobre a Semsat

A Semsat é um marco para a luta por saúde e segurança nas empresas. A primeira edição aconteceu em 1979, quando a Previdência registrava 1,4 milhão de acidentes. Os altos índices uniram sindicatos de diversas categorias para lutar contra o grande número de acidentes e doenças ocupacionais.

Com o lema “Saúde não se troca por dinheiro”, a Semsat foi importante para alertar as Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), profissionais dos Sesmts (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina) e o conjunto dos trabalhadores sobre a necessidade da prevenção.

Um dos principais resultados do primeiro encontro foi a proposta da criação de uma entidade intersindical que subsidiasse os sindicatos com informações sobre as causas de adoecimentos e de mortes relacionadas ao trabalho. Assim, em 1980, era criado o DIESAT, primeiro órgão intersindical brasileiro a se dedicar às questões relacionadas à Saúde do Trabalhador.

35 anos da Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador)
Quando:
21/05/2014