FIQUE SÓCIO!
Notícias
COMPARTILHAR

Espaço da Cidadania participa de encontros pela inclusão

Por Auris Sousa | 16 abr 2019

Na semana passada, o Espaço da Cidadania participou de duas importantes atividades que fortalecem a luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Em 9 de abril, a palestra “Atitude para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho”, reuniu profissionais da área de inclusão, de Segurança e Saúde no Trabalho – SST e de Recursos Humanos, sindicalistas, representantes de empresas e estudantes na Fundacentro.

O coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente, informou aos participantes que o Brasil possui 30 milhões de pessoas com deficiência em idade de trabalhar, mas que menos de 1% delas estão empregadas. “A baixa contratação não pode se justificar pela falta de escolaridade das pessoas com deficiência porque há 2,8 milhões com ensino superior completo”, destacou Clemente.

Experiências de trabalho foram expostas, bem como a cartilha “Inclusão é Atitude! Qual é a tua?”, distribuída aos participantes, que conheceram o Plano de Ação Sindical em Relação ao Trabalho Decente para as Pessoas com Deficiência no Brasil e sua interface com a prevenção de acidente de trabalho e com a sociedade. A publicação foi elaborada com o apoio do Escritório de Atividades para os Trabalhadores – ACTRAV e de vários setores da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Já no dia 12, a atividade aconteceu no Dieese, onde os participantes também conheceram o Plano de Ação, a Reta final para a acessibilidade (publicação eletrônica – EPUB) da cartilha Inclusão é Atitude! Qual é a tua?, e a Movimentação para atualização da Cartilha Conviva com a Diferença – Dicas para o Relacionamento Social com a Pessoa com Deficiência.