Fortalecer a luta pelo trabalho decente

Por Auris Sousa | 07 ago 2014

Ao longo de minha trajetória no movimento sindical sempre lutei pela garantia de ambientes de trabalhos seguros. E agora à frente da Secretaria de Trabalho de Osasco tenho continuado nessa trajetória.

É por esse motivo que fiquei bastante contente quando realizamos no último dia 23 de julho um importante Seminário sobre a questão do “trabalho decente”. Na ocasião representantes de diversos segmentos sociais participaram dos debates que apontaram as melhores condições para o aprofundamento desse caminho.

Estou certa que o trabalho é um elemento essencial para que os indivíduos possam acessar o mercado, afinal de contas é através dele que podemos ter renda e salário. Mas, acima de tudo, é resultado da posição no mundo do trabalho que se desenvolvem uma série de questões culturais e sociais entre os cidadãos.

Dessa maneira fica evidente que o evento realizado pela SDTI foi o primeiro passo para o fortalecimento de uma agenda onde diversas ações serão desenvolvidas de maneira integrada entre as várias Secretarias Municipais e em articulação com outras esferas do nosso governo.

A partir de agora precisamos acelerar este processo, afinal de contas, todos nós sabemos que não é possível pensar a questão do desenvolvimento sem garantir efetivamente o acesso a um trabalho decente para todos e todas.

Mônica Veloso
Secretária do Trabalho de Osasco,
vice-presidenta da CNTM e
secretária-geral do Sindicato (licenciada)