Assembleias sobre campanha salarial seguem a todo vapor

Por Mamuths | 05 fev 2018

A luta dos metalúrgicos de Osasco e região pela aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017 segue a todo vapor. A cada dia mais companheiros referendam a pauta e deixam claro que não vão permitir retrocessos.

Desde setembro, a diretoria do Sindicato realiza uma verdadeira “maratona” de assembleias, com o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores por meio da Convenção Coletiva. Mobilizações já aconteceram em diversas fábricas, as últimas ocorreram Spaal, Alka 3, Belgo, Kitframe, kofar, Onix, Sambel, Shunk, Weg Flex, Apax, Ctens/CAF, Metaltecnica e Siderfer.

A categoria, que tem data-base em 1º de novembro, além do reajuste, luta pela manutenção da Convenção Coletiva e por 19 itens que buscam blindar os nossos direitos. Ela inclui: não a terceirização das atividades fins, acompanhamento das homologações pelo Sindicato, veto a acordos individuais e ao trabalho intermitente, contribuição para a manutenção do Sindicato enquanto instrumento de luta, entre outras.

“A unidade e o apoio da categoria são fundamentais para barrarmos quaisquer retrocessos”, destacou o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan. O dirigente diz isso porque o setor de autopeças, por exemplo, não quer garantir a data-base, isto significa que não estão dispostos a aplicar o reajuste em 1º de novembro, independente da data em que ele for fechado.

A resposta tem que ser a luta. Por isso, o Sindicato convoca os companheiros principalmente os que trabalham nas Autopeças a estarem de prontidão, mobilizados para resistir a esses ataques.