Governo Federal publica Medida Provisória que deixa trabalhadores a própria sorte

Por Auris Sousa | 23 mar 2020

TAGS

Enquanto os governantes do mundo tomam medidas para garantir o salário e renda a trabalhadores formais e autônomos, diante da pandemia do coronavirus. O Governo Federal publica a MP (Medida Provisória) 927, que autoriza a suspensão do contrato de trabalho por quatro meses.

O golpe contra os direitos dos trabalhadores foi dado de madrugada, na surdina, sem negociar com os representantes dos trabalhadores. Esta decisão é inconstitucional, nega a negociação coletiva, deixa os trabalhadores a própria sorte, e exime o Estado de suas responsabilidades. Em contrapartida: dá aval para o empregador submeter os seus funcionários a sobreviverem apenas com uma ajuda “compensatória”.

Para os trabalhadores só resta pressionar o Congresso Nacional a derrubar o quanto antes esta Medida, e não aceitar negociação direta com o empregador. Caso contrário, terão que escolher entre trabalhar e ficar doente ou sobreviver só com o vale refeição.

Nesta segunda-feira, 23, as centrais sindicais vão se reunir para discutir ações de enfrentamento contra medidas como esta, que desampara os trabalhadores e que será capaz de provocar uma onda ainda maior de precarização no país.