Sicoob CredMetal remunera capital dos sócios em 9% no ano

Por Auris Sousa | 24 jan 2017

Os sócios da Sicoob CredMetal receberam, em 30 de dezembro, o juro de 9% sobre o capital social de 2016. O percentual foi creditado na conta capital dos 6 mil associados, que juntos formam o capital social da cooperativa de crédito do dos metalúrgicos de Osasco e Região.

A remuneração representa quase 1% a mais do que a correção aplicada a poupança. No ano passado, a caderneta de poupança rendeu 8,3480%.

O capital não fica parado e ainda serve como fundamento para que a cooperativa possa oferecer um mix de produtos que vão ao encontro das necessidades do sócios. “É um sistema mais democrático, sustentável, que permite que todos os associados tenham acesso à empréstimos com menores custos”, avalia o diretor operacional da Sicoob CredMetal, Milton Cavalo.

Na cooperativa, os associados encontram também os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente e poupança, cartão de crédito, crédito consignado do INSS, antecipação do IR, seguros e consórcios. Além disso, ainda têm à disposição a compra cooperada, na qual podem adquirir eletrodomésticos, por exemplo, com desconto.

Sustentabilidade – Uma das preocupações da Sicoob CredMetal é garantir a sustentabilidade a vida financeira dos sócios, o que, garante a manutenção de um círculo virtuoso para a economia e a própria cooperativa. Para isso, oferece palestras de educação financeira. “Neste momento de crise política e econômica, principalmente, as pessoas têm que pensar com muito mais cuidado na administração de suas finanças”, explica Cavalo.

Para este ano, Cavalo adianta que a Sicoob CredMetal projeta a realização de cursos de educação financeira com carga horária maior, com conteúdo mais aprofundado. “A lógica da cooperativa é completamente diferente da lógica dos bancos. Nosso principal objetivo é melhorar a situação econômica dos associados, orientar e obter para eles, por exemplo, os mais baixos custos nos bens e serviços que necessitam”, detalha.

Capital – O capital do associado é aquele valor recolhido mensalmente de, no mínimo R$ 30,00, que compõe o patrimônio da cooperativa, enquanto o metalúrgico permanece vinculado a ela, mas que lhe é restituído, assim que, por qualquer motivo, vier a se desligar da Siccob CredMetal. Trata-se de conta-capital, que funciona como um lastro para o cálculo das possibilidades de crédito disponíveis, incluindo financiamentos.