FIQUE SÓCIO!

Sindicato na Imprensa
COMPARTILHAR

Observatório do Trabalho é alvo de debate entre SDTI Osasco e Dieese

Por Auris Sousa | 24 jan 2014

A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) da Prefeitura de Osasco realizou, na manhã da quinta-feira, 16, parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) visando aprimorar ações do

Redução da informalidade e necessidade de estudos relacionados ao trabalho foram temas do encontro (João Marcelo SDTI/PMO )Redução da informalidade e necessidade de estudos relacionados ao trabalho foram temas do encontro (João Marcelo SDTI/PMO )

Observatório do Trabalho na cidade. Na sede da instituição, a titular da STDI, Mônica Veloso, e a equipe de técnicos e responsáveis do Dieese falaram sobre as atividades que o Observatório do Trabalho realiza no município.
A reunião teve como propósito dar início aos trabalhos, entre as partes, para constituir as ações de pesquisa e iniciar a base de dados que aprofunde as informações sobre o perfil educacional e de qualificação para o trabalho. Além de levantar informações sobre as razões da não aceitação de ofertas de vagas de emprego e as demandas de qualificação por parte desses trabalhadores, sobre as novas tendências mercadológicas e o avanço do setor de serviços no município. O encontro também debateu formas de municiar a pasta acerca de ações para os novos arranjos produtivos que cresceram na região. 

INFORMALIDADE 

Durante a reunião, Mônica Veloso falou sobre a necessidade de um estudo aprofundado e um apoio do Dieese para os programas envolvidos com a economia popular e solidária no município para o financiamento e a utilização dos recursos provindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Produtiva (FUMDIP). Mônica apontou ainda a preocupação do prefeito Jorge Lapas (PT) para a redução da informalidade no município e a necessidade de estudos relacionados à implantação do trabalho decente, que é um dos eixos do programa de governo.

Na ocasião, também foram apontadas a ampliação das fontes de informação para subsidiar as ações das políticas públicas no município e na região atendidas pelo consórcio regional do qual Osasco faz parte. Os representantes do Dieese, por sua vez, apresentaram um novo projeto para desenvolver e implantar uma pesquisa permanente junto aos trabalhadores que procuram os serviços do Portal do Trabalhador de Osasco. Além disso, ficou estabelecido um instrumento que consolida o levantamento de informações junto às empresas que ofertam vagas de emprego no Portal do Trabalhador, visando conhecer melhor o perfil das vagas, o perfil de qualificação esperado para o seu preenchimento e as razões da não contratação de trabalhadores encaminhados pelo órgão para preenchimento das vagas ofertadas. [Fonte: Página Zero/Link: http://paginazero.com.br/site/cidades/9741-observatorio-do-trabalho-e-alvo-de-debate-entre-sdti-osasco-e-dieese.html]

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07