Sindicato na Imprensa

Sindicato lança livro que contrapõe argumentos de empresas que não contratam deficientes

Por Auris Sousa | 07 ago 2015

Com o objetivo de contrapor os principais argumentos utilizados pelas empresas que evitam a contratação de pessoas com deficiência, feriando assim a legislação nacional pertinente ao tema, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região lança neste sábado, 8, o livro “Trabalho de Pessoas com Deficiências e Lei de Cotas”.

Segundo análise do Sindicato, a falta de formação para executar as atividades profissionais é um dos principais obstáculos apresentados pelas empresas. Com base em dados oficiais, no entanto, a publicação registra a existência de 10,2 milhões de pessoas com deficiência em todo o país com ensino médio ou superior concluído e, apesar disso, apenas 218 mil delas com tal nível de escolaridade estariam trabalhando no mercado formal. A publicação também contrapõe outro argumento, que gira em torno da periculosidade da contratação de deficientes para determinados empregos.

O livro é resultado da pesquisa de conclusão de curso Ciências do Trabalho, no Dieese, pelo vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, que também coordena o Espaço da Cidadania. A organização também conta com a participação de Sumiko Shimono, consultora de inclusão.

O lançamento acontece na sede da entidade, localizada na rua Erasmo Braga, 310, Presidente Altino, em Osasco, às 9 horas, e os presentes terão acesso gratuitamente a uma edição do livro, que após o evento será comercializado a R$ 20 para não metalúrgico, diretamente no Espaço da Cidadania. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3685-0915.