EDIÇÃO # 01

Sindnapi debate futuro das aposentadorias e faz atividades para comemorar dia da categoria

Por Auris Sousa | 22 jan 2019

O Dia Nacional do Aposentado, comemorado na quinta-feira, 24, será marcado com diversas atividades a serem realizas em Osasco e em São Paulo. Organizada pelo Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), a programação prevê debate sobre o futuro das aposentadorias, palestras, diversão e exercícios. (Veja programação abaixo)

Reforma da Previdência O futuro do sistema previdenciário do País está nas mãos do governo Bolsonaro, que pretende endurecer ainda mais s regras de acesso a aposentadoria. Além disso, sua equipe econômica aposta com força no modelo de capitalização, em que o trabalhador paga o próprio benefício. Hoje, quem trabalha paga o de quem já se aposentou.

Aposentados durante inauguração da subsede do Sindnapi em Osasco, em 2018

Representantes das centrais sindicais se reuniram na última semana para formular um plano de ação contra as mudanças na aposentadoria, o que pode incluir mobilização de rua e convocação de greve geral. Nos primeiros dias deste ano, as centrais enviaram uma carta a Bolsonaro para tentar abrir um canal de comunicação. Mas, até o momento, o governo caminha para apresentar uma proposta de reforma da Previdência sem ter ouvido a classe trabalhadora.

“Esperamos que todas as medidas que atinjam os trabalhadores passem por um amplo processo de discussão e negociação”, diz o documento, assinado pelos presidentes centrais, o qual afirma que o grupo está aberto ao diálogo e traz críticas às propostas liberais da equipe econômica.

Seu Direito: Agora é a fórmula 86/96

O trabalhador que pretende fugir do fator previdenciário, vai ter que esperar mais um ano. Isto porque desde 1º de janeiro, a fórmula subiu um degrau e passa a valer a regra 86/96.

Seguindo os moldes da regra 85/95, a fórmula 86/96 leva em conta o tempo de contribuição e a idade do trabalhador. Somando os dois, é preciso atingir 86 pontos, para as mulheres, e 96, para os homens.

Em caso de dúvidas entre em contato com o Sindicato pelo 11 3651-7200.