EDIÇÃO # 04

Pesquisa sobre inclusão em metalúrgicas será divulgada nesta sexta

Por Auris Sousa | 04 mar 2020

O Sindicato divulga nesta sexta-feira, 6, os resultados da 14ª Pesquisa – Lei de Cotas Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e região. O lançamento acontece às 9h, na sede.

O estudo é realizado pelo Sindicato em parceria com a Gerência Regional do Trabalho de Osasco e do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiências no Mercado de Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo.

No ano passado, auditório na sede ficou lotado durante a divulgação da 13ª Pesquisa

Os resultados deixam evidente o equívoco que é o projeto de lei 6159/19, de autoria do Executivo, que busca flexibilizar a Lei de Cotas, mesmo em atividades e operações perigosas. O assunto também vai estar em pauta no lançamento da pesquisa.

Apoio em Brasília

O Deputado Federal Vicentinho (PT-SP) divulgou, em 19 de fevereiro, na tribuna da Câmara dos Deputados à Carta aberta em defesa da Lei de Cotas, contra o Projeto de Lei 6159, que coloca em risco o trabalho de pessoas com deficiência. O Senador Paulo Paim (PT-RS) fez o mesmo na Tribuna do Senado.

Os apoios mostram que a atuação do Espaço da Cidadania e as ações do Grupo ColetivAção estão no caminho certo na luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Luta que não pode parar porque as ameaças são constantes. Nesta terça-feira, 3, por exemplo, será votado no Congresso Nacional a proposta de veto 55/2019, de autoria do Executivo.

Por meio deste veto, o Governo Federal não aceita uma alteração que amplia a quantia para beneficiários mais simples: a alteração do critério de concessão dos atuais ¼ do salário mínimo para ½ salário mínimo.

O grupo ColetivAção, em carta aberta, já se manifestou contrário ao veto e pede “aos congressistas o apoio para derrubar mais esta tentativa de reduzir os direitos das pessoas com deficiência”.

A diretoria do Sindicato apoia as ações do grupo coletivAção na luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.