EDIÇÃO # 07

Entenda a importância da CAT em tempos de Covid-19

Por Auris Sousa | 10 set 2020

O STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu o coronavírus como acidente de trabalho. O Sindicato alerta que os trabalhadores que forem afastados por conta da contaminação pela Covid-19 têm direito a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), para garantia de recebimento de auxílio adequado, caso seja necessário.

Vale ressaltar que, além da empresa, a CAT pode ser feita pelo sindicato da categoria ou o próprio trabalhador. O importante é ter este documento em mãos, junto de atestados médicos que comprovem a doença, para, caso seja necessário, solicitar auxílio ao INSS.

Luto nas fábricas

Desde o início da pandemia, o Sindicato tomou conhecimento de morte por covid-19 Mecano Fabril (Jair),
Ficosa (Edileusa), Cinpal (Gilberto e Gilmar), Kitframe (Bartolomeu) e, mais recentemente, Engrecon (Claudir).

Claudir dos Santos estava internado por conta da covid-19 e, infelizmente, morreu na sexta-feira, 4, após sofrer uma parada cardíaca. Segundo a Engrecon, o companheiro estava afastado há mais de 15 dias e, agora, a empresa presta assistência à família.  O Sindicato acompanha o caso, cobrou a CAT da empresa e presta solidariedade aos familiares e amigos de Claudir.

Companheiro estava com Covid-19 e morreu após parada cardíaca

A diretoria do Sindicato lamenta a morte de cada companheiro.

Eleição da Cipa

Nos últimos dias, o Sindicato acompanhou diversas eleições para a formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em várias empresas da região, Unitrat, Ideal, Rossini, Cinpal, Belgo e Albras, estão entre estas empresas.

Acesse www.sindmetal.org.br e veja fotos das eleições e eleitos. Em caso de dúvidas sobre estes ou outros assuntos, entre em contato pelo SindZap (11) 9 6078-0209.