EDIÇÃO # 9

Participe do ato contra acidentes e doenças do trabalho, neste sábado

Por Auris Sousa | 23 abr 2019

Os sindicatos da região, com o apoio do Cissor (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região), promovem no sábado, 27, um Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O encontro vai acontecer na sede da nossa entidade a partir das 9h para marcar o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

O objetivo da ação é fortalecer a luta contra acidentes. Nele, os dirigentes sindicais vão chamar atenção para os acidentes de trabalho ocorridos na região de Osasco, momento que teremos a oportunidade de conhecer a realidade de outras categorias e, inclusive, depoimentos das vítimas. A Reforma da Previdência e o prejuízo à saúde do trabalhador também serão abordados. Bem como o plano de ação sindical em relação ao trabalho decente para pessoas com deficiência no Brasil e a prevenção de acidentes.

Os participantes também vão ganhar um exemplar do livro “Eternidade – A construção social do banimento do amianto no Brasil”, que será lançado durante a atividade.

Inscrições: Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp do Sindicato no número 11 9 6078-0209.

Sobre a data – O Dia em Memória às Vítimas do Trabalho é lembrado em 28 de abril. Nesta data, em 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia impulsionou o movimento sindical canadense a iniciar uma luta para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

Em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) adotou o 28 de abril como o dia oficial da saúde e segurança no local de trabalho. No Brasil, desde 28 de maio de 2005, o dia 28 foi instituído como Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.