EDIÇÃO # 09

Em represália a ação sindical, Zoppas aumenta a pressão sobre trabalhadores

Por Cristiane Alves | 27 mar 2018

O Sindicato esteve na porta da Zoppas, no último dia 15, para cobrar providências para as denúncias de assédio moral feitas por companheiros
contra um chefe que trata os trabalhadores com xingamentos e humilhações. O Sindicato alertou: se não corrigir o problema, a fábrica pode parar. Parece que a Zoppas está querendo isso. Ao invés de responder com a solução do problema de assédio moral (divulgado na última edição deste VT), a Zoppas resolveu  bater de frente com o Sindicato e colocar os trabalhadores em mais uma situação constrangedora, além de desrespeitar direitos. De acordo com denúncias de companheiros, na quinta-feira, 22, a empresa obrigou – vamos repetir: obrigou! – todos os trabalhadores a assinar uma cartinha de oposição ao desconto da contribuição sindical.

Revolta na Zoppas
Vários companheiros da Zoppas usaram o Whatsapp Sindmetal para denunciar a situação. “Eles forçaram todos a assinar a carta, tanto para quem quer contribuir como quem não quer”, contou um companheiro. Essa é uma prática antisindical, além de ser mais uma forma de assédio moral. Outro companheiro acrescentou: “A Zoppas quer jogar os funcionários contra o Sindicato. Nós precisamos muito de vocês”. Por isso, o Sindicato vai tomar as medidas cabíveis para garantir os direitos dos trabalhadores, na luta e na Justiça.

Diretor Geremias organiza luta por FGTS na Jan Lips

Jan Lips na batalha pelo FGTS
Os companheiros da Jan Lips, de Taboão da Serra, estão na batalha com o Sindicato para que a empresa regularize os depósitos do FGTS. O
Sindicato esteve na porta da empresa, na quarta-feira, 21, esclarecendo os companheiros sobre quais os caminhos tomar. Nesta quarta-feira, 28,
tem reunião com a empresa para discutir a situação.

Reajuste fechado
Junto com o Sindicato, os companheiros da Serrarame foram para cima da empresa e garantiram o fechamento do seu reajuste. Além dos direitos da Convenção Coletiva, contra os ataques da reforma trabalhista. O Sindicato também esteve na Metalúrgica MR Eletrotécnica para esclarecer sobre direitos e os benefícios de ser sócio.

Com o Sindicato, companheiros da Jomer fecham acordo de PLR

Acordos de PLR
Cotia – PLR garantida na Jomer, granças a articulação dos trabalhadores com o Sindicato.