EDIÇÃO # 10

Mobilização permanente garante PLR para metalúrgicos da região

Por Auris Sousa | 07 maio 2019

A persistência, a organização e a mobilização dos companheiros junto ao Sindicato definem bem a luta dos metalúrgicos de Osasco e região na luta pela garantia de PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Nos últimos dias, a diretoria realizou diversas assembleias nas portas das fábricas para discutir a PLR e outras reivindicações.

Em tempos de ataques aos direitos dos trabalhadores, todas as negociações com os patrões têm sido muito difíceis e agravadas com o crescimento do desemprego no país. Mesmo assim, conseguimos fechar acordos da PLR em empresas de todos os portes.

Entre os companheiros que já estão com a PLR garantida estão os que trabalham na Wap Metal, na Hemerson Ascoval, na Ital. Na Benfico, a luta dos trabalhadores resgatou a PLR de 2018, agora os companheiros já se preparam para a articular a deste ano.

Companheiros da Southco rejeitaram PLR em votação secreta

Votação Secreta na Southco

Na Soutcho, a proposta de PLR apresentada pela empresa dividiu os trabalhadores. Para que todos pudessem realmente expor sua opinião, o Sindicato organizou uma votação secreta, na qual os companheiros rejeitaram a PLR, por 50 votos contra, 37 a favor e um voto em branco.

Agora, as negociações serão retomadas com a empresa. O mesmo vai acontecer na Mercúrio, onde os metalúrgicos já aprovaram a retomada das discussões.

Companheiros da Mercúrio se organizam por PLR

Após greve, trabalhadores da Regenbogen estão com pagamento em dia

Diretores organizam luta dos trabalhadores da Regenbogen

Sem receber o salário, os trabalhadores da Regenbogen se uniram, acionaram o Sindicato, entraram em greve e garantiram a regularização do pagamento.

A paralisação dos companheiros faz parte daquelas consideradas defensivas pelo Dieese. São greves cujo objetivo é apenas manter direitos, e não obter novas conquistas. Em 2018, em 37% das greves, o atraso no pagamento de salários motivou movimento.

Sindicato acompanha eleição de Cipa na Meritor

Trabalhadores da Meritor participam de eleição para renovar Cipa

A luta por melhores condições de saúde e segurança no local e trabalho foi renovada na Meritor. O Sindicato acompanhou todo o processo eleitoral, que elegeu os seguintes companheiros para a Cipa: Alexandre Nascimento, André da LCE, Claudio W, Elenilson, Ricardo da Lap, Colchão, Cabecinha, Marcão, Boy e Feinho.

A atuação dos cipeiros tem um papel primordial nos dias de hoje, por conta da aceleração do ritmo de trabalho e intensificação da produção no chão de fábrica. “O cipeiro é de extrema importância na luta pela implementação de medidas que visam aprimorar a segurança dentro da fábrica”, avalia o diretor Edson Cogo.

Diretores entregam boletim para os companheiros da Gerdau

Trabalhadores recebem boletim do Aço

Em 26 de abril, o Sindicato fez uma força-tarefa e distribuiu boletim do setor siderúrgico para os companheiros da Belgo, Cimaf e da Gerdau.

Organizado pela CNTM e CNM, ele informa os trabalhadores do setor sobre as propostas enviadas pelas confederações ao Instituto do Aço Brasil sobre saúde e relações de trabalho.