EDIÇÃO # 16

Sindicato descobre nome do falecido na Mercúrio

Por Cristiane Alves | 23 maio 2018

Apesar da resistência da Mercúrio, de Jandira, em passa mais detalhes do acidente que matou um trabalhador em 26 de abril, inclusive o nome deste companheiro, o Sindicato finalmente conseguiu obter os dados dele. O trabalhador é Everton Pereira da Silva, de 29 anos.

Diretor Sertório orienta trabalhadores da Mercúrio

O Sindicato também teve acesso ao boletim de ocorrência, registrado na Delegacia de Jandira. Os policiais que compareceram ao local informam que “apuraram que um funcionário realizava a manutenção do telhado, e por circunstâncias a serem apuradas, caiu no chão. Informa ainda que pelo local já havia uma unidade do SAMU, que constatou o óbito”.

Nesta terça-feira, 22, acontece mesa redonda solicitada pelo Sindicato para esclarecer o acidente com a Mercúrio e também cobrar providências. A informação inicial é que Everton era terceirizado.

Trabalho aos sábados na CAF

Graças à intervenção do Sindicato, os companheiros da CAF, de Osasco, não terão de trabalhar todos os sábados. Isso porque a empresa havia criado um novo turno, que fazia com que os companheiros trabalhassem todos os sábados, o que gerou o descontentamento geral. Procurado pelos trabalhadores, o Sindicato negociou com a empresa e o resultado é que agora haverá jornada em sábados alternados.

Greve força MKS a pagar

Os companheiros da MKS pararam no quarta-feira, 16, em protesto contra o atraso de pagamento. A greve só acabou quando o patrão regularizou a situação.

Avanço na pauta da Askoll

Na Askoll, agora pressão é por PLR e plano de cargos

O Sindicato negocia com a Askoll, de Osasco, a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Um dos principais itens é a refeição, os companheiros reclamam que a quantidade é regulada. Cobrada pelo Sindicato, a empresa criou uma pesquisa de satisfação para ouvir as reclamações dos companheiros e também disse que vai conversar com a empresa terceirizada responsável pelas refeições para corrigir o problema. Outro problema é o horário do desjejum, que é servido às 8h; apesar dos trabalhadores entrarem às 5h20. Ficou acertado prazo de três meses para que a empresa encontre um fornecedor capaz de oferecer o desjejum antes do horário de entrada. Mesmo assim, a empresa se comprometeu em manter a pausa de dez minutos às 8h.

Os trabalhadores ainda denunciaram que a empresa vinha fazendo compensação de horas sem negociar com o Sindicato. A empresa se comprometeu a consultar o Sindicato. O Sindicato apresentou esses informes na assembleia realizada na terça-feira, 15, e também os encaminhamentos da discussão sobre a PLR e o plano de cargos e salários. A conquista destes itens da pauta vai depender da força da mobilização.

Sindicato cobra FGTS na Feva

O Sindicato negocia com a Feva, de Cotia, a regularização dos depósitos do FGTS. A cobrança é antiga e o Sindicato corre contra o tempo para evitar que os trabalhadores sejam prejudicados, já que o prazo para reclamação na Justiça sobre o FGTS é de cinco anos. Uma das alternativas a ser negociada é o parcelamento. A ideia é conseguir fechar o cronograma para apresenta-lo na audiência que está marcada para 26 de setembro, na Justiça do Trabalho. Nesta quarta-feira, 23, haverá uma nova negociação com a empresa.

Pressão na SCR

O Sindicato também cobra da SCR, de Cotia, a resposta a pauta dos trabalhadores, que inclui cesta básica, PLR, desjejum e refeição. O patrão opta pela intransigência. A mobilização é fundamental para mudar essa postura.

Trabalhadores da Multialloy vão receber abono

Reajuste garantido na Multialloy

O Sindicato cobrou e organizou a pressão dos trabalhadores da Multialloy, de Barueri, pelo reajuste e pelos direitos da Convenção Coletiva. A primeira conquista é que o acordo do reajuste foi encaminhado e os trabalhadores começam a receber o abono nesta terça-feira, 22, no dia seguinte a assembleia que aprovou o encaminhamento. Os companheiros estavam em estado de greve. As negociações pela renovação da Convenção e demais itens da pauta permanecem.

Companheiros da Cinpal tem reunião neste domingo

O Sindicato fez assembleia na segunda-feira, 21, na Cinpal para convocar os trabalhadores para participar da reunião que acontece neste domingo, 27, na Subsede de Taboão da Serra, às 9h. Na pauta está a resistência da empresa em criar a comissão que deve discutir a PLR. O Sindicato convoca todos os trabalhadores a definirem os encaminhamentos da luta.

ARM vai apresentar proposta

Depois de ser cobrada pelo Sindicato, a ARM Pingo de Solda vai apresentar proposta para colocar em dia o 13º salário dos trabalhadores e também o acordo da data-base de 2017.

Mais companheiros vêm para o Sindicato

A cada semana cresce o interesse e o reconhecimento da categoria em relação a importância do Sindicato para a luta por direitos. Companheiros de empresas como Southco e Tup Tech, onde o Sindicato fechou PLR após três anos sem acordo, estão entre eles. Venha você também fortalecer a luta por direitos #VemProSindmetal.