EDIÇÃO # 17

Previdência pretende passar pente fino em 1,2 milhão de benefícios

Por Cristiane Alves | 29 maio 2018

Neste ano, a Previdência Social pretende alcançar 1,2 milhão de benefícios por incapacidade, sendo 273.803 de auxílio-doença e 995.107 de aposentadorias por invalidez. O problema é que a convocação tem significado perda do benefício à maioria dos trabalhadores. Na nossa base, esse é um problema que já atinge companheiros que procuram o Sindicato em busca de apoio. Por isso, este é um dos assuntos na pauta do 39º Ciclo de Debates, que acontece na sede, em 7 de junho.

Sindicato convida trabalhadoras da Wegflex para Ciclo de Debates

No Brasil, até 31 de janeiro de 2018, foram realizadas 252.494 perícias com 201.674 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 26.701 benefícios. O governo fala numa “economia” de cerca de R$ 15,7 bilhões ao longo do programa de revisão. Uma economia feita à custa do trabalhador, dispensado nas perícias feitas em horários e com recursos especialmente destinados para este fim.

Outro assunto na pauta é a reforma trabalhista e a precarização que ela provoca. Colocar gestantes e lactantes para trabalhar em locais insalubres, parcelar férias, criar formatos de contratação como o trabalho intermitente e facilitar a terceirização de atividades fins só piora as condições de trabalho, causando impacto direto nas condições de saúde e segurança. O resultado esperado da “modernização” feita pelo governo Temer, não poderá ser outro: adoecimento dos trabalhadores, que tendem a ter cada vez mais dificuldades de ter qualquer auxílio da Previdência Social.

A saída é a organização. Por isso, o Sindicato convida toda a categoria, em especial os cipeiros, a participar do debate e fortalecer a construção das estratégias de enfrentamento a todos estes ataques. Inscreva-se na sede (11) 3651-7200, subsede Cotia 4616-0016, subsede Taboão da Serra 4137-5151 ou pelo e-mail [email protected].