EDIÇÃO # 17

Metalúrgicos na Dormakaba têm conquista de redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução de salários

Por Auris Sousa | 30 jul 2019

Persistentes na luta e na negociação, trabalhadores da Dormakaba conquistam jornada de 40 horas

O Sindicato negociou e após anos de reivindicação dos companheiros da Dormakaba, a empresa vai reduzir a jornada de 44 para 40 horas, sem redução de salário. O acordo foi aprovado pelos trabalhadores em assembleia na sexta-feira, 26.

“Esta é sem dúvida uma grande conquista, pois trata-se de mais tempo para o lazer, para o descanso, para o estudo ou outra atividade que os trabalhadores queiram realizar. Por isso, a luta pela redução da Jornada é permanente”, destacou o diretor Alex da Força.

O companheiro Marcos Matos reconhece a mudança como uma melhoria na qualidade de vida. Para Janaina Soares é uma vitória, tempo maior com a família e para se dedicar aos estudos. Já Rodrigo Bueno, comemora a possibilidade de fugir do trânsito e ganhar mais tempo para se dedicar a outras coisas.

Crescimento – Os benefícios da redução da jornada vão além. O movimento sindical defende que com ela acontece o aumento da produtividade e da geração de empregos. Por isso que o técnico do Dieese, Thomaz Jensen, considera urgente e necessário a implantação da redução de jornada no para um efetivo desenvolvimento econômico e social.

“Combinando o reduzido peso dos salários nos custos de produção das empresas com os vultosos ganhos de produtividade, concluímos que a redução na jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais possibilitará a criação imediata de 2,5 milhões de novos postos de trabalho no Brasil, e um aumento de apenas 1,99% nos custos de produção das empresas, diferencial irrisório diante dos ganhos de produtividade da economia na última década”, enfatiza Jensen.

Para ele, todos estes fatores desencadeados pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, provocará a geração de um círculo virtuoso na economia.

Avanço na Huffix

Os trabalhadores da Huffix se organizaram, cobraram e junto com o Sindicato defendeu os seus direitos. Prova disso que a empresa regularizou o pagamento do adiantamento salarial, do vale refeição e da cesta básica.

Luta permanente por PLR fecha rende mais acordos na região

A confiança no Sindicato também garantiu PLR para os companheiros da Mineração Taboca

O Sindicato não mede esforços para ampliar o número de acordos de PLR nas fábricas da região. Por isso que esta é mais uma bandeira permanente da categoria, que não abre mão deste direito. Nos últimos dias as negociações ganharam força e a PLR chegou aos companheiros da CBFA, da Danfoss Brasil, da Danfoss Power, do Grupo Elubel, da Mineração Taboca, da New Oldany, da Grantampa e Granservice.