EDIÇÃO # 22

Trabalhadores da Engematex conquistam refeição

Por Cristiane Alves | 03 jul 2018

Unidade, persistência e organização foram a chave para arrancar o benefício da Engematex, após seis dias de greve

Com luta e organização junto ao Sindicato, os trabalhadores da Engematex conquistaram uma importante vitória: a empresa vai custear a refeição. Os trabalhadores aprovaram e comemoraram a conquista, em assembleia realizada na terça-feira, 26.

A conquista veio depois de muita pressão, com seis dias de greve e mediação do TRT-2ª Região (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo). Com isso, a Engematex abandona a condição que ocupava, já que era uma das poucas empresas da base que não concediam o benefício.

Além disso, ficou estabelecido o compromisso de retorno às negociações em fevereiro de 2019 para discutir o reajuste do vale refeição. “Os trabalhadores saíram vitoriosos de uma briga de mais de dez anos, ao se organizarem com o Sindicato, pela primeira vez por essa reivindicação”, avalia o diretor Dalmo Ferreira.

Sindicato luta contra demissões na CAF

Diretoria pede solução para evitar demissões na CAF Foto: SRTE-SP

O Sindicato busca alternativas para evitar que 120 trabalhadores da CAF, de Osasco, percam seus empregos. Isso porque a empresa perdeu a licitação disputada no início do ano para prestar serviço de manutenção em trens da CPTM.

O Sindicato procurou a Secretaria de Relações de Trabalho, comandada pelo sindicalista Cícero Martinha. Houve uma reunião na quarta-feira, 28, e o secretário se comprometeu a buscar diálogo interno no governo do Estado e também com a CPTM em busca da melhor saída para os trabalhadores.

Bosch Termotecnologia garante PLR

Os companheiros da Bosch Termotecnologia conquistaram a PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). “É dinheiro que vai para o bolso do trabalhador e também para movimentar a economia regional”, analisa o diretor Alex da Força.

PLR garantida na SDMO e Alka 3

Também tem vitória na SDMO e na Alka 3. Os companheiros conquistaram a PLR, com o apoio na negociação do nosso Sindicato. A PLR é um direito dos trabalhadores, mas que para ser respeitado precisa da participação do Sindicato e da mobilização do conjunto dos trabalhadores. Se a sua empresa ainda não tem PLR, entre em contato com o Sindicato e participe da luta.

Sindicato acompanha eleição de Cipa

O Sindicato esteve presente na eleição de Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) em diversas empresas da região, na última semana. Um dos exemplos é a Neopro, de Cotia, onde os companheiros Manoel, Dalvanete e Tatiane foram eleitos para lutar pela saúde e segurança do conjunto dos companheiros da fábrica.

Também houve eleição de Cipa na Max Eberhart, de Jandira, onde  foram eleitos: Tiago de Lima Ferreira, Antoniel Santana Silva e, como suplentes, Edney de Cássio Galdino e Paulo Ricardo.

O trabalho do cipeiro precisa ter o apoio de todos os trabalhadores da fábrica e também da direção da empresa. “Cabe também aos demais trabalhadores cobrarem que o cipeiro seja atuante e um real defensor das condições seguras de trabalho. O Sindicato está aqui para apoia-lo”, orienta o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan.