FIQUE SÓCIO!

EDIÇÃO # 24
COMPARTILHAR

Senado aprova reforma da Previdência e fica mais difícil para trabalhador conseguir se aposentar

Por Auris Sousa | 29 out 2019

Ignorando os protestos dos trabalhadores, o Senado aprovou, em segundo turno, a reforma da Previdência Social na quarta-feira, 23. Com isso, a partir de sua promulgação, a reforma vai dificultar ainda mais o acesso do trabalhador a aposentadoria e vai encolher o valor do benefício.

Entre outros itens, a reforma estabelece uma idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres com tempo mínimo de contribuição 15 anos. No entanto, os homens que ainda não entraram no mercado de trabalho terão de contribuir por pelo menos 20 anos para conquistar a aposentadoria.

O valor do benefício será equivalente a 60% da média do valor de referência das contribuições, ou seja, o equivalente à renda do trabalhador na ativa. Para ter direito ao valor integral, os trabalhadores deverão contribuir por 40 anos.

Como fica para que está próximo de se aposentar?

Para quem está próximo de se aposentar pelas regras ainda vigentes, existem regras de transição. São quatro opções que você deverá fazer conta para escolher aquela que menos te prejudica, porque todas acabam adiando a sua aposentadoria. Veja:

1 – Sistema de pontuação: É a formula que já existe hoje

2 – Idade mínima + tempo de contribuição: 

3 – Pedágio 50%: 

4 – Pedágio 100%: 

5 – Por idade: 

 

Sócios do Sindicato têm direito a assessoria para contagem de pontos para aposentadoria. Agende um horário e confira se é possível entrar em alguma das regras de transição criadas.