FIQUE SÓCIO!

EDIÇÃO # 25
COMPARTILHAR

Categoria fica por dentro das vantagens da Convenção Coletiva sobre a lei

Por Cristiane Alves | 31 jul 2018

Categoria debate importância dos direitos

A defesa da Convenção Coletiva é uma das principais preocupações dos trabalhadores nesta data-base. E os motivos ficaram claros para todos os metalúrgicos que participaram do seminário realizado no sábado, 28, que reuniu os trabalhadores de Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Alphaville e Tamboré, na sede.

A nossa Convenção Coletiva blinda a categoria de retrocessos como a terceirização do trabalho na linha de produção, a atividade fim da empresa. Perder essa cláusula significaria um retrocesso brutal. “A nossa Convenção é o que evita que isso aconteça. Se a gente perder, a empresa vai poder terceirizar qualquer setor na fábrica”, explicou o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan.

Outro retrocesso da reforma trabalhista é a legalização de formas de contratação como o PJ (pessoas jurídicas) – ou empresas de uma pessoa só. “Na mesma empresa, poderemos ter trabalhadores registrados, PJ, temporários. É o enfraquecimento do poder de pressão e negociação da categoria”, destacou Gilberto.

Outros direitos inclusos na Convenção Coletiva também se destacam por ser superiores à lei, como as horas extras, estabilidade para vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, entre outros.

Aprovado – Vantagens que deixam claro a necessidade de a categoria chegar junto na luta e também de se tornar sócio do Sindicato. “Foi a primeira vez que participei. Achei bom, deu para entender melhor a luta, tanto é que acabei de ficar sócio”, afirmou um companheiro de Jandira.

Outro companheiro, de Carapicuíba, defendeu: “É de grande importância o pessoal se sindicalizar. Tiraram a contribuição sindical para enfraquecer os trabalhadores e fortalecer os patrões. É importante que a gente do chão de fábrica não tenha a visão do patrão”.

Sindicato convoca para seminário deste sábado

Seminário deste sábado reúne trabalhadores de Osasco e Taboão

A série de encontros da categoria para definir as estratégias de luta continua neste sábado, 4. Desta vez, o Sindicato convoca os trabalhadores de Osasco, Taboão da Serra e Embu das Artes.

Os seminários acontecem na sede (para os trabalhadores de Osasco) e na subsede de Taboão da Serra (para os companheiros de Embu e Taboão), a partir das 9h. Participe! Defenda seus direitos!