EDIÇÃO # 27

União dos trabalhadores arranca vitória na Zoppas

Por Cristiane Alves | 15 ago 2018

Os companheiros da Zoppas, de Barueri, entraram em greve na terça-feira, 7, em protesto contra mais uma atitude intransigente: em julho, a empresa anunciou que iria mandar embora mais 20 trabalhadores, depois de ter demitido outros 14, no mesmo mês.

Em meio ao processo eleitoral de delegado sindical e negociação das demissões, algumas demissões ocorreram na segunda-feira, 6. Os trabalhadores viram na atitude da Zoppas mais uma forma de demonstrar poder e autoridade, ou seja, de oprimir. Basta lembrar que desde o início do ano o Sindicato busca solução para os problemas de assédio moral praticado por superiores diretos sobre o pessoal da produção.

Fortalecido pela organização dos companheiros, o Sindicato cobrou a readmissão dos companheiros, a eleição de delegado sindical e que a empresa negocie com o Sindicato se precisar realizar demissões. A pressão deu resultado e a empresa acatou as reivindicações.

Liderança – A greve foi encerrada na terça-feira, com a eleição de Naiara Silva para delegada sindical. Naira estava entre os demitidos e foi reintegrada pela luta. “Achei muito importante a demonstração de união. O pessoal estava muito triste com toda a situação, não foi só por mim a greve. Achamos muito injusto mandar embora pessoas que trabalham, que não dão motivo”, avalia. Em segundo lugar ficou a companheira Edna

Metalúrgicos da Wap aprovam proposta maior de PLR

Companheiros da Wap Metal vencem queda de braço

Os metalúrgicos da Wap Metal, de Barueri, ficaram em estado de greve por quase um mês até arrancarem uma proposta melhor de PLR. Ela veio. Na segunda-feira, 6, em assembleia, eles aprovaram o valor sugerido pela empresa.

A pressão foi uma demonstração de força e organização dos companheiros. “A primeira proposta foi bem baixa, então o pessoal intensificou a pressão”, conta um dos membros da comissão de PLR que avalia como muito positiva o resultado da luta. “Claro, não agradou a tds, nunca vai agradar, mas foi boa”.

Para o companheiro, é também importante o suporte do Sindicato nas negociações. “O Sindicato é essencial porque amplia a nossa visão”, afirma.

Greve na Rayton e Jan Lips

A semana começou com luta na Rayton, de Jandira, e na Jan Lips, de Taboão da Serra. Em ambas, os trabalhadores cruzam os braços em protesto contra o atraso de pagamento. Na Rayton, vários direitos também estão atrasados, como férias, FGTS, vale transporte; além de a empresa ter cortado o plano de saúde. O Sindicato segue organizando a luta porque os trabalhadores não aceitam ser explorados.

Mais acordos de PLR

Na empresa Link, de Carapicuíba, os trabalhadores voltaram a ter PLR, depois de terem ficado sem acordo no ano passado. Organizados com o Sindicato, eles conseguiram reverter a situação.

Também teve acordo de PLR nas empresas Elco, de Taboão da Serra, na Ingersoll Rand/ Thermo King, de Carapicuíba, e Chicago Pneumatic.