EDIÇÃO # 29

Prazo para reclamar atraso no FGTS vai ficar menor

Por Cristiane Alves | 28 ago 2018

O prazo para que o trabalhador possa reclamar depósitos em atraso do FGTS vai encolher de 30 anos para 5 anos, a partir de 14 de novembro. Se a empresa em que você trabalha está atrasando o depósito do fundo, procure o Sindicato, principalmente, se os atrasos superam cinco anos.

Há casos na base de atrasos superiores a dez anos, os quais são alvo de ações do Sindicato na Justiça, graças a denúncias dos trabalhadores. É possível conferir se os depósitos estão em dia pelo aplicativo FGTS, disponibilizado pela Caixa, basta baixa-lo na loja de aplicativos do seu celular ou diretamente no www.caixa.gov.br.

A redução do prazo ocorreu em 2014, quando a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acompanhou o voto de Gilmar Mendes, que derrubou o prazo de 30 anos para reclamações. A decisão foi de que o prazo seria de 5 anos, o mesmo dado a outras reclamações trabalhistas.

Procure os diretores, sede/ subsedes ou denuncie pelo Whatsapp Sindmetal (11) 96078-0209.