EDIÇÃO # 33

Metalúrgicos da região aprovam pauta a ser entregue na Fiesp nesta quinta

Por Cristiane Alves | 25 set 2018

Após o mutirão de assembleias que percorreu as principais fábricas da base do Sindicato, os metalúrgicos de Osasco e região atenderam à convocação da diretoria e participaram no sábado, 22, de assembleia, na sede. Discutiram e aprovaram a pauta de reivindicações da categoria, que será referendada nos próximos dias em assembleias nas portas de fábricas e entregue aos patrões na próxima quinta-feira, 27, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em São Paulo.

A pauta tem como principal eixo a defesa da Convenção Coletiva, a qual reúne mais de 100 garantias importantes em defesa de direitos, saúde e segurança dos metalúrgicos. “Só unidos vamos ter voz e a Convenção será a voz de todos”, avalia trabalhadora da Zoppas.

A programação da assembleia trouxe informações importantes da conjuntura política e econômica do país. O técnico do Dieese, Altair Garcia, disse que, na hora das negociações, os trabalhadores devem ficar de olho no PIB (soma de todas as riquezas produzidas pelo país), no índice de produção industrial e de faturamento da indústria. Também reforçou: temos de lutar por direitos importantes que foram conquistados à base de muita luta.

“É um momento emblemático e importante. Temos que recuperar o nosso protagonismo, senão vamos retroceder para a década de 1930”, alertou Altair, que orientou a categoria a ficar de olho também nas eleições.

Durante a assembleia, o presidente Jorge Nazareno e o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan, passaram informações sobre a base, reforçaram a importância da unidade para impedir retrocessos, como a terceirização, e destacaram a necessidade de defender a convenção. “Este ano não será fácil, a negociação será mais difícil do que as dos anos anteriores, vai exigir muita luta de toda a categoria e vai exigir mais, cada vez mais, organização dos trabalhadores”, enfatizou.

Mobilização – Este mesmo alerta foi passado para os companheiros durante o mutirão de assembleia que percorreu as metalúrgicas da região e teve encerramento na semana passada nas fábricas de Osasco e Taboão da Serra, como Alka3, Belgo, Meritor, Metalsa, Arbame, Cinpal, Alulev, Bomax, Dinatecnica, Florio, Spaal, WTT. As assembleias contribuíram para demonstrar a importância que cada trabalhador tem na defesa da Convenção Coletiva.