EDIÇÃO # 42

Convenção Coletiva garantida para Fundição, Refrigeração, Trefilação e Esquadrias

Por Auris Sousa | 28 nov 2018

A Convenção Coletiva e o reajuste salarial já estão garantidos com mais três grupos patronais, graças à acordo fechado na segunda-feira, 26. Com isto os trabalhadores que atuam nos setores de trefilação, laminação de metais ferrosos e esquadrias de construções metálicas (Sicetel e Siescomet), de refrigeração, aquecimento e tratamento de ar (Sindratar) e Fundição já podem comemorar a renovação das cláusulas da Convenção e o aumento de 5% nos salários, com aumento real.

Trabalhadores da Sambel e da Schunk estão organizados com o Sindicato

“Estes acordos geram a expectativa de que os grupos patronais sem acordo, como o Sindimaq, finalmente cheguem a um bom consenso com os trabalhadores para encerrarmos a Campanha deste ano”, avalia o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan, que tem participado das negociações.

A pressão nas fábricas segue forte, principalmente, naquelas do Grupo 10, como Fiesp, que já mostrou que não fechará acordo, logo o Sindicato tem buscado acordo por empresas. Para isto, a organização dos trabalhadores deve se fortalecer ainda mais.

Os acordos fechados nesta segunda seguiram o parâmetro daqueles já firmados e negociados pela Federação dos Metalúrgicos de São Paulo com o setor de autopeças, forjaria e parafusos e porcas (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa), equipamentos ferroviários, rodoviários e artefato de ferro, metais e ferramentas (Simefre e Sinafer).

De olho nos abonos do Grupo 3

Os companheiros que trabalham nas empresas ligadas ao Grupo 3 (Autopeças, Forjaria, Parafusos e Porcas) que optaram por pagar abonos relativos ao acordo da Campanha Salarial de 2018 precisam ficar atentos às datas de pagamento. Isto porque a primeira parcela – 5% – deve ser paga nesta sexta-feira, 30, segundo acordo fechado.