FIQUE SÓCIO!
EDIÇÃO # 42
COMPARTILHAR

Espaço da Cidadania faz Encontro Anual e anuncia cartilha digital para 2019

Por Auris Sousa | 28 nov 2018

Na sexta-feira, 23, o Espaço da Cidadania realizou o seu 11º Encontro Anual com informação, balanço das atividades desenvolvidas neste ano e anunciou o lançamento da versão digital da Cartilha “Inclusão É Atitude! Qual é a Tua?”, para início de 2019. O evento aconteceu na Superintendência do Trabalho em São Paulo e reuniu mais de 100 pessoas, entre representantes de empresas parceiras, sindicalistas e militantes pela inclusão.

Parceiros pela inclusão fazem balanço das ações de 2018

Exame médico admissional, cumprimento da legislação e o entendimento da deficiência, de acordo com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) foram os temas abordados durante o Encontro. René Mendes, médico especialista e professor de Saúde Pública e Medicina do Trabalho, ressaltou que não se deve confundir deficiência com incapacidade para o trabalho.

Ele explicou que a capacidade para o trabalho é definida como a relação de equilíbrio entre as exigências de uma dada função e a habilidade da pessoa para realizá-la. Logo, para ele “a função do exame admissional deve ser ferramenta de inclusão e não de exclusão”.

José Carlos do Carmo (Kal), Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência em São Paulo, falou sobre os impactos e prejuízos que a terceirização e o trabalho intermitente podem oferecer para Lei de Cotas. Para esclarecer ainda mais os participantes, Marinalva Cruz, Secretária Adjunta da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, explicou quais deficiências entram na Lei de Cotas. No caso da deficiência auditiva, por exemplo, para efeito de Lei de Cotas, a pessoa precisa ter perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais.

Versão Digital – A nova versão da cartilha vai tornar a publicação ainda mais acessível para as pessoas que têm deficiência visual. Uma vez que será capaz de descrever detalhes das várias charges e ilustrações que a compõem. É importante esclarecer que a Cartilha já tem versões em MP3 e braile. Além do lançamento da cartilha impressa, também foram citados os encontros realizados pelo Espaço e seus parceiros pela inclusão e exemplos positivos de atuação.

EDIÇÕES ANTERIORES

EDIÇÃO #Edição Especial - Grupo D - 2018
Jornal Visão Trabalhista
EDIÇÃO #Edição Especial - Grupo C - 2018
Jornal Visão Trabalhista
EDIÇÃO #Edição Especial - Grupo B - 2018
Jornal Visão Trabalhista
TODAS EDIÇÕES