FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Live: Especialistas debatem COVID-19 como doença relacionada ao trabalho

Por Auris Sousa | 30 out 2020

“Qualquer trabalhador que tenha sido obrigado a sair de sua casa por conta da necessidade de trabalhar, se por um acaso adoecer de covid-19, esta doença deverá ser, em princípio, considerada uma doença relacionada ao trabalho”, defendendo esta tese, sete pesquisadores da área da saúde do trabalhador se uniram e criaram a Pesquisa “COVID-19 como doença relacionada ao trabalho”. Trata-se de um questionário que pode ser respondido por trabalhadores de diversas categorias, independente de ter sido contaminado pelo novo coronavírus.

A tese defendida pelos especialistas, os desafios que a nova doença impõe à saúde do trabalhador, aos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores foram os assuntos da Live desta quinta-feira, 29, que contou com a participação dos especialistas: Cristiane Queiroz, química, tecnologista aposentada da Fundacentro, e pesquisadora em Saúde do Trabalhador, e José Carlos do Carmo, o Kal, médico/FM-USP, especialista em medicina do trabalho, com mestrado em Saúde Pública/ Faculdade de Saúde Pública-USP.

O diretor do Sindicato João Batista também participou da Live e destacou, entre outros pontos, que a covid-19 ao ser relacionada a uma doença do trabalho facilita o trabalhador a ter direitos reconhecidos na Justiça, no caso de uma ação contra a empresa, e, principalmente, pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), na hora de decidir o auxílio-doença a ser pago ao beneficiário que está afastado. 

Além disso, tem as questões relacionadas a estabilidade, que é maior quando a doença é relacionada ao trabalho.

Durante a Live, os especialistas mostraram que, além dos direitos trabalhista, o direito a um local de trabalho seguro também é uma preocupação. Neste sentido, a Pesquisa pode auxiliar no mapeamento de contaminação por setores. Fato que colabora para criação especificas de ações que possibilitem mais prevenção e segurança para o conjunto dos trabalhadores.

Ao longo da Live, ficou claro os benefícios que a Pesquisa pode oferecer para a classe trabalhadora. Mas, para que eles se tornem realidade, o preenchimento do questionário é essencial. Participe, clique aqui e responda a sua contribuição é essencial.

Para ter mais informações sobre a importância da Pesquisa assista a Live completa:

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07