Comissão Municipal da Verdade de Osasco

Compromisso com a verdade e a democracia

Por Auris Sousa | 24 jan 2018

TAGS

Um dos compromissos da Comissão Municipal da Verdade é divulgar as graves violações praticadas pela ditadura militar contra a sociedade brasileira com o objetivo de que nunca mais a população brasileira venha a sofrer o cerceamento de suas liberdades. Por isso, no dia 7 de setembro, em Osasco, a Comissão distribuiu panfletos sobre a programação de atividades previstas para os próximos dias.

Neste momento em que muitos, infelizmente, se dizem saudosistas da ditadura, é mais do que necessário se voltar a história do que foi a ditadura no período de 1964 a 1985, quando o brasileiro não tinha sequer a possibilidade de dizer em público o que pensava sobre a situação política de seu país, quanto mais sobre o político A ou B, quando aqueles que se organizavam para defender os direitos de sua categoria e também lutar contra a opressão da ditadura eram presos e torturados.

A Comissão organiza uma série de atividades para informar e refletir sobre todas essas questões. Uma delas é o reempossamento do Prefeito Hirant Sanazar, o primeiro prefeito de Osasco, que foi destituído pela ditadura. A sessão solene acontece no dia 5 de outubro, às 18h30, na sala Osasco.

Tendo como base todas as investigações e marcando o encerramento dos trabalhos, no dia 19 de outubro, a CMVO, entrega ao prefeito Jorge Lapas suas recomendações para que o município e seus cidadãos trabalhem para que as futuras gerações saibam o que aconteceu e para que nunca mais aconteça.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos