Sindicato na Imprensa

Metalúrgicas de Cotia lideram ranking de contratação de pessoas com deficiência

Por Portal Viva | 12 fev 2015

No setor metalúrgico, as fábricas de Cotia foram as que mais se destacaram no cumprimento da Lei de Cotas, logo em seguida estão as metalúrgicas de Barueri.

É o que mostra a 9ª Pesquisa sobre Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico, divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e a Gerência Regional do Trabalho, nesta quarta-feira, 11.

Segundo o levantamento, as metalúrgicas de Cotia ultrapassaram a cota exigida pela legislação, ao atingir 117,9% das contratações. Em seguida estão as fábricas de Barueri, com 111,6%, e Vargem Grande Paulista, com 109,1%.

Em sua 9ª edição, a pesquisa mostra evolução de contratações na região.  Ao todo, 98,9% das vagas geradas pela Lei de Cotas (lei 8.213/91) até dezembro de 2014 estavam preenchidas.

A pesquisa tem como base questionários respondidos pelas metalúrgicas situadas nos 12 municípios da base territorial do Sindicato, compreendendo matrizes e filiais. Nas matrizes, a contratação alcança 99,7% e nas filiais – que não são obrigadas a contratar – chega a 93,9%.

Em relação aos segmentos, algumas empresas extrapolam a cota definida pela lei. É o caso, por exemplo, das empresas do setor de autopeças, cujo índice de contratação é de 111,9%. O setor com menor índice de contratação é de fundição, com 79,1%.

Para o coordenador do estudo e vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, fornece elementos para incentivar as políticas públicas e as empresas que ainda não  cumprem a lei. “Permite induzir políticas públicas regionais e também conversar com as empresas que, às vezes, dizem que não conseguem contratar, mas agora não tem desculpa, já que a concorrência está contratando”, avaliou. [Fonte: Portal Viva/Link: http://www.portalviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11598:-metalurgicas-de-cotia-lideram-ranking-de-contratacao-de-pessoas-com-deficiencia&catid=37:acoes-sociais]