Campanha Salarial 2012

Metalúrgicos aprovam pauta da Campanha Salarial

Por Auris Sousa | 24 set 2012

No sábado, 22, os metalúrgicos de Osasco, Cotia e Vargem Grande Paulista aprovaram a pauta de reivindicação da Campanha Salarial de 2012, em seminários realizados na sede do Sindicato e na subsede de Cotia. Os companheiros de Taboão da Serra que trabalham em turnos também aprovaram os itens.

Aprovada por unanimidade pelos metalúrgicos de Osasco e região, os principais itens de reivindicações da pauta são: aumento real, jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim das terceirizações e aumento do piso salarial.

Informação não faltou nos seminários – Nos três seminários, os metalúrgicos também discutiram sobre o cenário econômico.  . Para subsidiar os debates, a diretoria do Sindicato convidou três técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) para esclarecer e preparar ainda mais a categoria.

Em Cotia, os metalúrgicos tiveram palestra da técnica do Dieese Eliana Elias, que apresentou o cenário econômico brasileiro e mundial, como também a reação da economia nacional diante das medidas de estímulos concedidas pelo governo federal, “que tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas e gerar mais empregos”, explicou Eliana.

Segundo Eliana, a economia brasileira está reagindo bem e o cenário é de otimismo. “Se olharmos para o retrovisor o cenário econômico está negativo, mas se olharmos para o futuro veremos perspectiva de crescimento”, enfatizou Eliana.

Eliana diz isso frente ao desenvolvimento da indústria, que  cresceu 5,5% em julho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011, a referência é o IBGE e a CNI (Confederação Nacional da Indústria).  Além disso, 96, 5% dos reajustes negociados no primeiro semestre conquistaram aumento real.

No seminário de Osasco, o técnico do Dieese Roberto Anacleto foi o responsável por passar as informações para os companheiros, e em Taboão da Serra o técnico.

Veja na galeria de fotos como foi os seminários:

[wppa type=”slide” album=”22″][/wppa]